quinta-feira, 31 de março de 2011

Novo Endereço do Blog!

Estou migrando o blog para o domínio astheneia.wordpress.com

O motivo é que o nome deste blog (InPacto) veio de um ministério formado há dois anos, numa igreja que não freqüento mais.

A razão do nome "Astheneia" é a sua definição. Astheneia significa "fraqueza". É a palavra grega usada por Paulo em "o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Escolhi esta palavra porque tem tudo a ver comigo. Revela a minha essência, o que sou: Fraco.

O blog será mais livre também. Todas as postagens foram transferidas para o outro domínio. Então... Vejo quem ainda deseja continuar vendo este blog por lá.

Abraços...

Vinícius Santos Albuquerque

segunda-feira, 21 de março de 2011

A Oração de um Publicano

Acredito que hoje é a primeira vez que não farei um devocional aqui neste blog. Meu coração está pesado com coisas que não me permitem ser sucinto demais, nem tampouco objetivo demais. A única alternativa que me resta é escrever o que está no meu coração neste momento, como um salmo a Deus. E que toda a minha fraqueza dê lugar à perfeição do poder de Deus, na graça de Jesus Cristo.

Entrei no templo para te adorar em comunhão com meus irmãos. O que vi foi espantoso. Muitos braços reunidos, planejando trabalhar. Mas e eu que sou boca? E eu que sou olhos? E eu que sou joelhos? E eu que sou coração? Aliás, esse coração, há muito tempo, tem me colocado em problemas sem fim.

Como um louco, estúpido, eu ouso perguntar: Por que me fizeste tão compassivo? Por quê sempre escolho sofrer? Por quê não consigo viver para mim como todos os outros? Por quê sempre decido pelo desprendimento, mesmo quando todos se voltam para mim, dizendo: "Você precisa pensar um pouco em você, senão você ficará sem dinheiro, casa, família, emprego". A resposta é esta: Tuas grandes muralhas de graça me cercaram antes mesmo do tempo existir.

Passei por paixões, devido a esta graça. Passei por lutas, devido a esta graça. Passei por derrotas, quando você me dizia: "A minha graça te basta". Assim, esta minha alma boba segue, aceitando tudo o que lhe é imposto. E ainda que boba, é mais sábia do que muitos, porque entende que não pode fugir do seu próprio ser.

Muitas vezes passei por "esquizofrenias emocionais", onde a consciência do próximo era tão grande que me via como sendo o próprio. E isso logo trouxe muitas dores. A incompreensão está nestes próximos, que não querem ser amados. Querem apenas serem abandonados, escorregando até o túmulo.

Quanto a relacionamentos de afeto conjugal então, nem se fala! Já cheguei a perder a vontade de me casar por ver tantos casamentos desmoronados. Por que, então, jogar na loteria? Já sei que vou perder. Sempre. Sou pobre de espírito. Não tenho força para fazer nada que um casamento precisa para dar certo. Por isso sempre vivi sozinho.

Ao ver tudo isso, percebo uma coisa: A minha independência não me basta. Tudo o que orei a Ti até agora, está baseado na frustração que vivo ao tentar ser o que devo ser. Não Te incluí em nenhum momento. Percebo, então, que o meu defeito é não contar contigo. Você que sempre diz a mim: "Conte comigo sempre!" Por favor, me liberte da minha independência. Seja um comigo, para que eu seja perfeito. Alivie-me, pois estou sobrecarregado e cansado.

Espero o teu falar romper o meu silêncio. Espero que o teu amor por mim seja grande a ponto de transponir a minha indiferença. Destrua o meu orgulho e eu serei livre para te mostrar o meu amor.

De alguém te ama da forma mais imperfeita do universo,
Vinícius Santos Albuquerque

sexta-feira, 18 de março de 2011

Deus é Presença

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.”

Salmo 42.5


A alma enxerga Deus como circunstância o tempo todo. Esta é a luta do salmista. Ele começa o salmo dizendo que tem sede de Deus, mas só no terceiro versículo do salmo 42 podemos ver o significado da definição do que seria “Ter Deus” para o salmista. As pessoas dizem: “Onde está o teu Deus?” O salmista havia selecionado algumas circunstâncias que denotavam a presença de Deus para ele e para todas as pessoas que o cercavam.


“Se Deus estivesse comigo, estas lágrimas não estariam rolando”. “Se Deus estivesse comigo, esta tristeza, definitivamente, não estaria”. No meio do salmo, esta alma tem uma revelação: “Por que estás abatida, ó minha alma? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença”. Esta é a consciência de quem percebeu que Deus é presença e não circunstância. O mundo pode estar desmoronando; Pessoas podem estar zombando de você, dizendo “Onde está o teu Deus?”. Deus é presença que transcende as circunstâncias. Transcende a sua escassez financeira. Transcende os problemas físicos. É uma presença que salva. E esta presença salva de quê?


“ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

Mateus 1.21


Ele é a presença que nos salva de nossos pecados. Não salva de lágrimas, mas a promessa é de que Ele mesmo enxugará estas lágrimas no dia da sua vinda (Apocalipse 21.4). Não salva de castigos, mas cada castigo é demonstração de amor e cada surra é demonstração de filiação (Hebreus 12.6). A Presença nos salva de pecados. E, nos salvando de pecados, a presença nos salva da morte (Romanos 6.23). A presença de Deus é notada numa vida de santidade. E santidade, para um homem em processo de vivificação, é um desejo desenfreado por Deus unido a um sentimento de repulsa e nojo pelo pecado.


Vinícius Santos Albuquerque