sexta-feira, 18 de março de 2011

Deus é Presença

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença.”

Salmo 42.5


A alma enxerga Deus como circunstância o tempo todo. Esta é a luta do salmista. Ele começa o salmo dizendo que tem sede de Deus, mas só no terceiro versículo do salmo 42 podemos ver o significado da definição do que seria “Ter Deus” para o salmista. As pessoas dizem: “Onde está o teu Deus?” O salmista havia selecionado algumas circunstâncias que denotavam a presença de Deus para ele e para todas as pessoas que o cercavam.


“Se Deus estivesse comigo, estas lágrimas não estariam rolando”. “Se Deus estivesse comigo, esta tristeza, definitivamente, não estaria”. No meio do salmo, esta alma tem uma revelação: “Por que estás abatida, ó minha alma? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença”. Esta é a consciência de quem percebeu que Deus é presença e não circunstância. O mundo pode estar desmoronando; Pessoas podem estar zombando de você, dizendo “Onde está o teu Deus?”. Deus é presença que transcende as circunstâncias. Transcende a sua escassez financeira. Transcende os problemas físicos. É uma presença que salva. E esta presença salva de quê?


“ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

Mateus 1.21


Ele é a presença que nos salva de nossos pecados. Não salva de lágrimas, mas a promessa é de que Ele mesmo enxugará estas lágrimas no dia da sua vinda (Apocalipse 21.4). Não salva de castigos, mas cada castigo é demonstração de amor e cada surra é demonstração de filiação (Hebreus 12.6). A Presença nos salva de pecados. E, nos salvando de pecados, a presença nos salva da morte (Romanos 6.23). A presença de Deus é notada numa vida de santidade. E santidade, para um homem em processo de vivificação, é um desejo desenfreado por Deus unido a um sentimento de repulsa e nojo pelo pecado.


Vinícius Santos Albuquerque

0 comentários: