segunda-feira, 21 de março de 2011

A Oração de um Publicano

Acredito que hoje é a primeira vez que não farei um devocional aqui neste blog. Meu coração está pesado com coisas que não me permitem ser sucinto demais, nem tampouco objetivo demais. A única alternativa que me resta é escrever o que está no meu coração neste momento, como um salmo a Deus. E que toda a minha fraqueza dê lugar à perfeição do poder de Deus, na graça de Jesus Cristo.

Entrei no templo para te adorar em comunhão com meus irmãos. O que vi foi espantoso. Muitos braços reunidos, planejando trabalhar. Mas e eu que sou boca? E eu que sou olhos? E eu que sou joelhos? E eu que sou coração? Aliás, esse coração, há muito tempo, tem me colocado em problemas sem fim.

Como um louco, estúpido, eu ouso perguntar: Por que me fizeste tão compassivo? Por quê sempre escolho sofrer? Por quê não consigo viver para mim como todos os outros? Por quê sempre decido pelo desprendimento, mesmo quando todos se voltam para mim, dizendo: "Você precisa pensar um pouco em você, senão você ficará sem dinheiro, casa, família, emprego". A resposta é esta: Tuas grandes muralhas de graça me cercaram antes mesmo do tempo existir.

Passei por paixões, devido a esta graça. Passei por lutas, devido a esta graça. Passei por derrotas, quando você me dizia: "A minha graça te basta". Assim, esta minha alma boba segue, aceitando tudo o que lhe é imposto. E ainda que boba, é mais sábia do que muitos, porque entende que não pode fugir do seu próprio ser.

Muitas vezes passei por "esquizofrenias emocionais", onde a consciência do próximo era tão grande que me via como sendo o próprio. E isso logo trouxe muitas dores. A incompreensão está nestes próximos, que não querem ser amados. Querem apenas serem abandonados, escorregando até o túmulo.

Quanto a relacionamentos de afeto conjugal então, nem se fala! Já cheguei a perder a vontade de me casar por ver tantos casamentos desmoronados. Por que, então, jogar na loteria? Já sei que vou perder. Sempre. Sou pobre de espírito. Não tenho força para fazer nada que um casamento precisa para dar certo. Por isso sempre vivi sozinho.

Ao ver tudo isso, percebo uma coisa: A minha independência não me basta. Tudo o que orei a Ti até agora, está baseado na frustração que vivo ao tentar ser o que devo ser. Não Te incluí em nenhum momento. Percebo, então, que o meu defeito é não contar contigo. Você que sempre diz a mim: "Conte comigo sempre!" Por favor, me liberte da minha independência. Seja um comigo, para que eu seja perfeito. Alivie-me, pois estou sobrecarregado e cansado.

Espero o teu falar romper o meu silêncio. Espero que o teu amor por mim seja grande a ponto de transponir a minha indiferença. Destrua o meu orgulho e eu serei livre para te mostrar o meu amor.

De alguém te ama da forma mais imperfeita do universo,
Vinícius Santos Albuquerque

0 comentários: