segunda-feira, 14 de março de 2011

Orações Perseverantes

“E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, Dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, Todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”

Lucas 18.1-8


Jesus escolheu um tema: Perseverança na oração. Orar sempre (constância) e nunca desfalecer (perseverança) é um dever. Nós vivemos numa sociedade imediatista. Fazemos um macarrão instantâneo em três minutos. O próprio nome do alimento já diz tudo: Instantâneo. Tudo precisa ser num instante. O twitter se limitou a 140 caracteres para ser uma ferramenta ágil. Nós nos perdemos em meio às atividades. Porém, o mais intrigante é que quanto mais utilizamos de artifícios para sermos mais rápidos, menos tempo temos.


Hoje temos aviões a todo o momento sobrevoando o céu. Alguns passageiros não querem perder tempo, então ligam os seus notebooks e aproveitam para resolverem algumas coisas na internet. Tudo em um segundo. Mesmo assim, nossos avôs tinham mais tempo para a família, ainda que demorassem muito mais em suas tarefas diárias. E toda esta carga de ansiedade é transferida para as nossas orações, afinal “se tudo é tão rápido, por que Deus não age assim também?”


A falta de perseverança na oração é um sinal de que nos conformamos com o mundo. É o mundo que não sabe esperar. E alguém que não consegue esperar não pode ser nem cristão, pois os cristãos vivem esperando o retorno do seu Salvador! Então devemos ser constantes e perseverantes em nossas orações, porque Deus fará justiça aos seus escolhidos. Os escolhidos são aqueles que clamam de dia e de noite, orando sem cessar. E não foram escolhidos por isso, mas o clamor deles é a evidência de que foram escolhidos.


Quando o Filho do Homem vier, encontrará fé sobre a terra? Ou encontrará homens, andando de um lado a outro, morrendo de ansiedade? A oração nos transforma. Que Deus nos dê o coração desta viúva, para que busquemos nEle o que convém buscar.


Vinícius Santos Albuquerque

0 comentários: