quarta-feira, 2 de março de 2011

Orações Adúlteras

“Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?”

Tiago 4.2-5


Uma esposa pede cem reais para seu esposo. Ele dá. Ela pega os cem reais e gasta com seu amante. Esta é a cena descrita no livro de Tiago. Pedir mal é pedir para gastar nos meus próprios deleites, nos meus próprios prazeres. Simples assim. Uma oração que pede para satisfazer desejos carnais é como o pedido de uma mulher adúltera ao seu marido.


Um casamento está fundado num princípio muito singular: Tudo é feito em benefício mútuo. Ainda que seja um benefício direcionado, isto sempre retorna ao benfeitor de alguma forma. Se o marido resolve dar para a esposa um dia de spa, ela ficará mais bonita para ele. Se a mulher resolve suprimir um motivo de discussão para não irritar o homem, receberá paz em troca. Este não é o caso de uma mulher adúltera. A mulher adúltera vive para si. Esta é a base do adultério: Considerar o benefício próprio melhor do que o benefício mútuo.


Entendendo isto fica fácil perceber que toda oração deve ser baseada nesse princípio: Tudo o que peço deve ter como fim uma retribuição alegre para Deus. Esta retribuição não é um pagamento, não é uma doação, mas é ação de graças. É o retorno de uma alma grata a Deus pela salvação. É o retorno de um salvo, que quer viver para tentar trazer mais alegria ao coração de seu Senhor, mesmo sabendo que não conseguirá fazê-lo.


Vinícius Santos Albuquerque

0 comentários: