segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O Segredo da Alvenaria Cristã


A Kelly pregou no domingo de manhã sobre esse texto e eu decidi por aqui o que Deus me falou através dessa passagem...

"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo."
(1 Co 3.11-15)

Aceitamos a Jesus. Começamos a ir na igreja, ouvir a Palavra e uma felicidade incondicional toma conta do nosso ser. Aí começamos a construir em cima do Alicerce (Jesus). Mas Deus mesmo manda algo para provar nossas construções: Fogo. O fogo vem sobre todos. Não há excessão. Deus só usa um quesito para isso: "Há constução? Então manda fogo!"

Madeira, Feno e Palha...

Quantas vezes você já viu pessoas na igreja começarem projetos, iniciar coisas e parar no meio do caminho? O fogo veio e consumiu as obras. Às vezes esse fogo é um simples "espere um momento antes de começar isso", mas como é madeira, feno e palha, rapidamente se consome. São pessoas inconstantes, que desistem no primeiro impedimento. O fogo vem e destrói tudo. Tem gente que acha que é o lugar. "Essa igreja tem fogo demais. Nunca vou conseguir construir nada aqui..." [vai para outra igreja, e permanece nesse ciclo por toda a vida]. Você se identifica com isso? Temos que parar para analisar, usar a fórmula que Jesus nos deu:

"Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar."
(Lc 14.28-30)

Analise primeiro o que você irá fazer, e só depois faça. Fazer sem pensar é construir casa inflamável em lugar de incêndio.

Ouro, Prata e Pedras Preciosas...

Construir com esses "tijolos" é saber que a casa ficará firme mesmo depois do fogo. É construir sobre a rocha. Mas como construir na rocha?

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha"
(Mt 7.24)

Ouvir e praticar a Palavra de Deus. Essa é a base para a constância. A Bíblia afirma que quem ouve e não pratica é como alguém que não se conhece (Tg 1.23-24). E sabe o que acontece com a pessoa que não se conhece? Ela não conhece os seus limites... Ela acha que está bem, quando não está. Ela acha que está nadando, mas já afundou a muito tempo. Ela estende suas tendas em direção a Sodoma. Ela mergulha na morte achando que é vida e acha que a luz é escuridão.

Aqui está a construção perfeita: A prática da Palavra. O que isso quer dizer? Vou explicar...

Suponhamos que eu vou montar um negócio. Se eu mantenho a mim mesmo e ao negócio dentro da Palavra, o sucesso está garantido. Eu prosperarei nele se eu meditar na Palavra de dia e de noite e não fizer o que está escrito pra mim não fazer no Salmo 1. Eu terei a benção de Deus se eu não entrar em jugo desigual. O diabo não tocará nas minhas finanças se eu for dizimista fiel e ofertante. Não há como eu não prosperar! Se eu estiver firmado na Palavra o fogo vai vir, mas eu passarei pelo fogo e minha edificação continuará de pé.

Então guarde o maior segredo da alvenaria cristã: Construa na Palavra!!!

Paz

0 comentários: