sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Buscando o Reino de Deus

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

Mateus 6.33


Já ouvi diversas pregações sobre este texto e a ênfase é sempre a mesma. Alguns interpretam “Reino de Deus” como a agenda de sua igreja local. Alguém que freqüenta todos os cultos, participa de todos os eventos e comparece a todas as reuniões é alguém que está buscando o Reino de Deus. Outros, mais conservadores, pregam dizendo que se deve buscar o Reino de Deus através das disciplinas espirituais e não apenas fazer isso. É buscar o Reino em primeiro lugar e buscar trabalhar em segundo, senão Deus não te supre com roupas e alimento (promessa do capítulo em questão).


Eu, pessoalmente, não concordo com nenhuma das duas aplicações. A primeira falha ao definir como Reino de Deus a comunidade local, a denominação. Isso não é uma verdade bíblica, porque o Reino de Deus não tem uma geografia definida. “Nem dirão (a respeito do Reino): Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17.21). A segunda aplicação falha, na minha opinião, ao definir haver um primeiro e um segundo lugar. E é aqui que está a ênfase desse texto.


Jesus, ao proferir estas palavras, não colocou nada em segundo lugar. É o primeiro lugar e ponto. Não existe outro lugar. Buscar o Reino em primeiro lugar é para todas as áreas. Devemos buscar o Reino em primeiro lugar nas finanças, nos relacionamentos, na vida! Em tudo o que fazemos, o Reino está em primeiro lugar. Se trabalho, o Reino é o primeiro lugar no meu trabalho. Se estudo, o Reino está em primeiro lugar neste estudo. O que Jesus está dizendo neste versículo é: Viva para a glória de Deus.


Se você tem muito ou pouco, está triste ou alegre, tem trabalho ou não, é casado ou não, está comendo ou bebendo, não importa, o Reino deve ser o primeiro em tudo o que você faz. O Reino está dentro de nós. É paz, justiça e alegria no Espírito. Quando estas 3 coisas estão em nosso coração em tudo o que fazemos, estamos buscando o Reino em primeiro lugar.


E quanto à sustento, olhe para trás e pense: Quantas vezes você achou que não ia dar? Quantas vezes você passou sufoco? Quantas vezes você achou que ia ficar sem casa? Mas você chegou até aqui comendo, vestindo e morando para a glória de Deus. Talvez não aconteceu do jeito que você esperava ou desejava, mas aconteceu. Busque o Reino também através desta gratidão, pois a vida na graça não se baseia no que Deus pode fazer, mas no que Ele já fez. Não é pelo que Ele pode me dar que O sirvo, mas pelo que Ele já me deu naquela cruz.


Vinícius Santos Albuquerque

0 comentários: