quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Nascido do Espírito

“O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”
João 3.8

Há dois anos se manifestou em mim um amor diferente pela Palavra de Deus. O “sola Scriptura” havia se tornado uma realidade tão intensa que eu não aceitava nada contraposto à Palavra. Eu tinha um amor muito grande pela Bíblia, que foi gerado no começo da minha caminhada com Cristo, mas não era nada parecido com este novo amor que estava surgindo. Este novo amor era como um casamento, onde eu não poderia “adulterar” com outros livros, pensamentos e textos que fossem contra ao que ela dizia. Era fidelidade total. Não que antes eu aceitasse o que estava em desacordo com as Escrituras, mas eu não me dava ao trabalho de procurar saber se era como haviam me ensinado, como um bom bereano.

Esse amor foi gerado em mim na forma deste versículo: Ouvi esta voz, não soube de onde vinha nem para onde ia. Logo vi que isso estava acontecendo com outros jovens da comunidade em que congrego. Não foi um movimento encabeçado por algum líder. Foi uma vontade comum gerada em todos. Nós simplesmente começamos a seguir este caminho, sem nenhum direcionamento pastoral, sem alguém que nos ordenasse isso. Assim pude entender este versículo com profundidade.

Há coisas em nossa vida que são feitas completamente por instinto. Você não pensa quando o seu braço coça. Você apenas coça. Alguns não se lembram nem de ter se coçado. Se a coceira for muito forte, não conseguimos nem resistir. Isso acontece no nível da vontade. Tudo o que se tornou hábito, que se faz sem pensar, tem sua fonte na vontade. Só podemos fazer algo contra a vontade quando há pensamentos, racionalização, argumentação.

Este versículo é bem explícito nisso: O vento assopra ONDE QUER. Está relacionado à vontade. O que é nascido do Espírito, o que é gerado pelo Espírito, tem, necessariamente, que ser gerado na vontade. Ele pode começar a ser gerado na mente, mas tem que, obrigatoriamente, ser gerado na vontade também. Também não é obrigatório que seja gerado na mente, mas é obrigatório que seja gerado na vontade. Assim é o que nasce do Espírito.

Este movimento de amor pela Bíblia estava nascendo do Espírito, por isso não sabíamos de onde vinha esta vontade mútua. Não participava da teoria de causa e efeito, pelo menos não participava visivelmente. Não tinha causa física visível para isso. Este é o trabalho de todo líder eclesiástico: Discernir o lugar para onde o sopro de Deus está levando a Sua Noiva e se unir, levando junto os que ainda não perceberam este caminho.

Como falta ensino sobre a regeneração em nossas igrejas! A regeneração é a resposta de Deus contra o farisaísmo. Nascendo de novo eu posso ser justo e verdadeiro ao mesmo tempo. Antes da regeneração não. Era tudo forçado. Era trabalhoso. Agora é alívio, é descanso. “Fé salvadora é o arremesso de uma alma desesperada nos braços de um salvador todo poderoso” (Al Martin). A alma pode descansar porque o Salvador é Todo-Poderoso.

Se não há desejo natural pelas coisas de Deus, você não nasceu de novo. Isso pode ser aplicado à outras áreas também. Quando você sentir um direcionamento mútuo numa direção plenamente bíblica, lembre-se: Assim é aquele, ou aquilo, que é nascido de Deus!

Vinícius Santos Albuquerque

0 comentários: