segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Despedaça, Esmaga ou Salva

“Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.”

Mateus 21.42-44


Houve uma Pedra, estabelecida desde a eternidade. Esta Pedra foi testemunhada por Pedro, que disse: “Tu és o Cristo, Filho do Deus vivo”. Nesta afirmação petrificada, Cristo edificou a Igreja. Nela está expressa a plenitude da divindade. Esta Pedra nos trouxe traduções muito mais preciosas do que as traduções que vieram na Pedra de Roseta. Esta Pedra era o Verbo, a Palavra encarnada. Ele foi, enquanto esteve na terra, a Palavra ambulante. Cada aspecto mínimo das Escrituras pode ser percebido na sua jornada terrestre. Ela traduziu as letras das Escrituras em vida, atitude. Ela mostrou que o “não matarás” deveria ser cumprido com o coração, na ausência do ódio. Ela decifrou o “não adulterarás” como “não olharás com cobiça”. Nesta Pedra, tudo o que é superficial se torna profundo.


Esta Pedra foi irrepreensível em sua jornada terrestre. Poderíamos compará-la às tábuas de pedra onde foram cravados os 10 mandamentos. Esta Pedra pura, santa, era a Lei vivificada pelo Espírito. Sendo a representação da Lei, esta Pedra expôs toda a depravação do homem. Não houve, nem haverá, homem capaz de se aproximar desta Pedra sem se sentir imundo. Esta Pedra foi, então, rejeitada. Rejeitada pelos homens, mas engrandecida pelo Pai. O Pai colocou a Pedra como a que é angular, a principal, a de esquina. Os que a rejeitaram, a perderam. Nós fomos alcançados por Ela. Aqui há a maior revelação que esta Pedra pode nos dar: Ela pode despedaçar, esmagar ou salvar.


Se esta Pedra é a Lei viva, quem cair sobre ela será despedaçado. Todos caem e tropeçam nesta Lei. Todos estão destituídos da glória de Deus. Não há nenhum justo, ninguém capaz de ficar de pé sobre esta Lei. Aqueles sobre quem esta Lei cai, são esmagados. O peso de se tentar cumprir a Lei é tão grande que esmaga a todo aquele que tenta cumpri-la por seu próprio mérito. Todos os legalistas são reduzidos a pó quando tentam carregar este fardo. Mas há uma única esperança:


“Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.”

Romanos 9.33


Todo o que crer nesta Pedra não será confundido. Pela graça somos salvos do esquartejamento e do esmagamento desta Pedra. Esta graça é alcançada por meio da fé, um dom de Deus. Esta fé me leva pelo caminho de Abel, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e tantos outros. Me leva pelo caminho de Paulo. Me leva pelo Caminho. Este Caminho é, também, a Verdade e a Vida. Aquele que iria me destruir advogou uma causa em que Ele mesmo era o Juiz e a Lei. Desta “disputa” dEle contra Ele mesmo, Ele venceu. Da disputa entre a sua Justiça e a sua Misericórdia, a Misericórdia venceu, respaldada pelo Sangue. Agora eu sou justo, salvo. Não serei esquartejado nem esmagado. Glória, pois, a Ele eternamente!

1 comentários:

Adautovianna disse...

falou bacana brother.