quarta-feira, 3 de março de 2010

A Vida Secular


“Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”

[ I Co 10.31 ]

Há bastante tempo se fala em tricotomia. Valnice Milhomens diz que “O homem é espírito, tem uma alma e habita num corpo”. Há muitos debates teológicos a esse respeito, mas não é isso que quero abordar aqui. Crendo ou não que o homem é dividido em três partes (corpo, alma e espírito), esse ensino trouxe algo junto com ele que não é sadio para o corpo de Cristo. Com isso não quero dizer também que não concordo com essa afirmação, mas apenas que essa afirmação trouxe a alguns outro nível de entendimento que não é sadio.

Hoje se fala em soluções para problemas do corpo, soluções para a alma e soluções para o espírito. Eles dizem: “Problemas físicos (corpo) exigem soluções estritamente físicas ou medicinais. Problemas essencialmente mentais e emocionais exigem tratamento estritamente psicológico. Problemas espirituais se tratam com a Bíblia, com oração, jejum e etc”. Eu discordo completamente dessa afirmação e vou mostrar por que razão...

Primeiramente gostaria de dizer que não sou do tipo que espiritualiza todas as coisas. Isso é um erro. Considero-me até racional demais. Mas todo excesso deve ser combatido, e essa é a razão de existir deste texto.

Através do mesmo modo de pensar se separam a chamada vida secular e vida espiritual. As pessoas dizem: “No momento em que eu estou na igreja, estou cuidando apenas do meu espírito. Quando faço exercício ou me alimento bem estou cuidando apenas do meu corpo. Quando ouço uma música agradável ou leio um livro estou cuidando apenas da minha alma”.

Se você que está lendo tem esse modo de pensar, entenda: Não há separação entre a sua vida espiritual e a sua vida secular. Isso mesmo. Essa separação não existe, foi criada pelo homem apenas para ajudá-lo na definição, quando se fala dessas coisas. Se tenho um problema espiritual, esse problema me afetará emocionalmente e pode até afetar o meu corpo também. Por exemplo: Se há um espírito maligno tentando gerar desânimo em mim, criando situações e sussurrando coisas aos meus ouvidos, esse desânimo me atingirá emocionalmente, apesar de ser um problema espiritual. Depressão é uma doença emocional que pode danificar o meu corpo através das conseqüências, como não se alimentar direito ou não sair da cama para nada. Todo problema terá reflexos em outras áreas do homem. Sabendo disso, o Espírito Santo leva Paulo a organizar as palavras dessa forma: “...quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.

Paulo acabou de “espiritualizar” a sua alimentação. Permita-me expor o contexto desse texto: Alguns irmãos estavam preocupados sobre comer comida oferecida a ídolos. Paulo diz que não há problema, se a sua consciência não o condenar. Mas se alguém se preocupar com isso perto de você, então você não deve comer por causa da consciência dessa pessoa. Então ele diz “quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”.

Comer e beber são coisas seculares. Não há nada de espiritual nisso (comer), mas Paulo diz para fazer isso de forma que Deus seja glorificado (ação espiritual). Ao ser chamado por Cristo e responder a esse chamado, você recebeu um novo alvo: Glorificar a Deus através das mínimas coisas que você fizer. Não há mais separação. Tudo o que você fizer deve ser santificado a Deus.

Sendo explícito: Sua forma de comer deve glorificar a Deus. Sua forma de se sentar deve glorificar a Deus. Sua forma de se relacionar deve glorificar a Deus. Sua forma de trabalhar deve glorificar a Deus. Sua forma de desfrutar do seu momento de lazer deve glorificar a Deus. Tudo em você deve conspirar nesse propósito: Glorificar a Deus.


Para compreender como fazemos isso, assista esse vídeo, traduzido pelo http://voltemosaoevangelho.blogspot.com/




Vinícius Santos Albuquerque

0 comentários: