sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A porta do caixão está levantada...


"E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal"
(II Co 4.11)

A base do Cristinianismo é o amor, e a base do amor é a renúncia. Não existe isso de "eu te amo" se você não renuncia coisas importantes para você por causa dessa pessoa. O amor sempre tem algo a perder, e o mesmo acontece no nosso relacionamento com Deus. Precisamos nos entregar à morte, deixar de lado tudo o que atrapalha o nosso relacionamento com Ele.

Hoje de manhã eu conversava com uma pessoa sobre isso. Essa pessoa estava com um problema de renúncia, e enquanto ela não renunciasse, isso ia ficar machucando ela. Tentei convencê-la, mas ela estava tão cega pelo medo que não consegui. Então eu percebi que muitas pessoas pulam essa parte, quando lêem a bíblia. Eu não sei o que tem atrapalhado a sua vida espiritual, mas não negocie isso! Deus é muito mais importante do que qualquer coisa que você possa adquirir nesse mundo! A porta do caixão está levantada... É só entrar...

Como?

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fp 3.13-14)

A morte que Paulo fala é exatamente isso: Esquecer, avançar e prosseguir.

Nas próximas 3 postagens, eu vou detalhar os 3 pontos... Não perca.

Paz...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Por quê é tão dificil?


"Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá." (Sl 1.6)

Em alguns momentos da nossa vida as circunstâncias nos cansam, e acabam colocando desânimo no nosso coração. Isso é natural. Acontece. Ninguém é tão forte que consiga suportar tudo, nem tão humilde que não precise passar por lutas para lembrar que depende de Deus. E é nesse momento de fraqueza que satanás se aproxima para nos confundir.

"Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. (...)Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã."
(Sl 73.3-4,13-15)

É aí que começamos a pensar que é desvantagem ser filho de Deus. Sabe, às vezes nem desviamos, mas esse sentimento fica plantado no nosso coração e começa a destruir a nossa vida espiritual. Nossa mente se cansa tentando entender, e não consegue... Mas veja como o salmista termina:

"Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles."
(Sl 73.16-20)

Enquanto tentamos entender com a nossa razão só conseguimos dor, mas quando entramos nos santuário de Deus a revelação chega. Entrar no santuário é buscar a Deus, se santificar. E o entendimento que o salmista teve foi o seguinte: O ímpio leva uma vida "fácil", mas ao primeiro vento ele escorrega. A casa é edificada sobre a areia, por isso cai fácil. Já o justo tem firmeza, porque passa por ventos fortes a muito tempo, se acostuma e aprende a lidar com eles. O caminho áspero que Deus nos faz seguir nos dá firmeza, enquanto o caminho dos impios é escorregadio, facilitando a queda.

Quando você passar por ventanias e tempestades, lembre que isso te dá firmeza, aprofunda a sua intimidade com Deus (pois a revelação vem no santuário de Deus) e te dá conteúdo para ajudar outras pessoas.

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus"
(Rm 8.28)

Paz...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

É possível? Como?


É interessante como o "errado" nos atrai. O nosso natural é sempre ir para o lado mais fora da lei. A prova disso é que temos que tomar uma decisão para parar de pecar. Se o pai não der limites ao seu filho ele tende a fazer tudo errado. Isso acontece porque satanás plantou uma semente maligna no nosso coração (a carne) e tudo que a gente precisa é deixar ela crescer.

O pecado é agradável, se não fosse não pecaríamos. Dá uma falsa sensação de liberdade. O pecado só é reconhecido como pecado por causa da Lei:

"porque pela lei vem o conhecimento do pecado"
(Rm 3.20)

Se não houvesse uma lei que dissesse "isso é pecado!", não haveria pecado.

Mas será que é possível vencer isso? Sim.

Paulo nos deu uma dica. Ele disse na Carta aos Romanos que sofria do mesmo problema. Ele queria fazer o bem mas o mal sempre dominava os membros dele. Mas no último verso do capítulo 7 ele diz algo que geralmente passa desapercebido:

"Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado"
(Rm 7.25)

Ele diz que serve à lei de Deus com o entendimento. Isso mesmo. Nós conseguimos vencer o pecado através do entendimento. Vou explicar como:

"Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra."
(Rm 7.4 e 6)

Quando conseguimos entender, através do convencimento do Espírito Santo, que morremos para a Lei, recebemos unção (somos autorizados) para vencer o pecado. Ele não tem mais domínio sobre nós. O Verbo, a Palavra de Deus veio como uma espada e cortou as algemas do pecado. "Conhecereis a verdade, e ela vos libertará". Quando entendemos a verdade descrita na Palavra, passamos a vencer o pecado e a viver de acordo com a Palavra. Você consegue me entender?

É como uma pessoa que não tem medo de tomar coisas quentes em copo de plástico. Daí eu provo científicamente para ele que quando o calor entra em contato com o plástico, este libera substâncias cancerígenas (Revelo a verdade a ele). Se ele entender o que eu disse e acreditar nisso, ele passará a tomar esse cuidado. É mais ou menos assim. Deus revela a verdade pra nós e nos faz entender e crer nela, daí o meu estilo de vida muda em função da Palavra.

Conheça a Verdade, entenda, creia e viva em função dela.

Paz

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Nuvens


"E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens"
(Gn 9.14)

Tente responder essa pergunta: Nuvens são boas ou ruins?

As nuvens podem trazer tempestades ou apenas sombra. A chuva que vem delas pode destruir como um dilúvio ou trazer água para as nossas sementes. As nuvens podem estar em infinitas situações em que são agradáveis ou não. Mas uma coisa nós não podemos negar: Elas são necessárias.

Às vezes passamos por tempestades que trazem sobre nós um peso enorme. Todas as nossas construções são arrancadas com violência pela enxurrada, e parece que tudo que a gente faz não tem valor... Mas se não vier a chuva, o arco-íris não aparece. Ou seja, depois da tempestade, Deus confirma a Sua aliança conosco. Quem não passa por tempestade não vê a aliança.

Quando você passar por uma tempestade, não preste atenção no que está acontecendo no momento. Apenas creia que logo o arco-íris chegará, e Deus confirmará a Sua aliança contigo. Mas tem um porém:

"A intimidade do Senhor é para os que O temem; Aos quais dará a conhecer Sua aliança"
(Sl 25.14)

Apenas quem teme ao Senhor verá o arco-íris. E o que é o temor do Senhor?

"Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR. Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a."
(Sl 34.11-14)

O temor do Senhor é uma vida reta. É me afastar do mal. São esses que veêm o arco-íris.

Se você temer ao Senhor, as suas tempestades serão para regar suas sementes, fortalecer as suas bases e conhecer a aliança do Senhor. Você pode escolher: Jogar tudo pro alto e deixar a enxurrada te levar ou temer ao Senhor e conhecer a intimidade de Deus. Você já sabe qual é o meu conselho...

Paz

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

DRINK (...)


"Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas."
(Fp 3.20-21)

Algumas pessoas são bem influentes. Elas manipulam as informações, acrescentam tempero, tudo para tentar dominar o maior número de pessoas. E às vezes é até inconsciente. A pessoa nasce com esse poder de persuasão e muitas vezes nem percebe que tem.

Jim Vicary instalou em um cinema de Nova Jersey um segundo projetor especial, taquicógrafo, o qual projetava intermitentemente na tela frases como DRINK COKE ("Beba coca") e EAT POP CORN ("Coma pipoca"). O taquicógrafo pode ser comparado a um tipo de projetor de slides que projeta um único slide na velocidade de 1/3.000 de segundo. Durante o filme Picnic, com Kim Novac, no Brasil Férias de Amor, o segundo projetor emitia um slide com a frase Drink Coke. O slide era projetado sobreposto ao filme, rápido demais para ser percebido conscientemente, mas a repetição do sinal subliminar causava efeitos no subconsciente do público, aumentando as vendas da Coca-Cola em 57,7%.

O que eu quero dizer com isso é o seguinte: Há várias formas de dominar as pessoas, mas Jesus tem o poder de sujeitar a si todas as coisas. Sabe... eu vejo muitas pessoas se martirizando para tentar impor o domínio de Jesus sobre a sua carne. Mas Ele não precisa da sua ajuda. É só você abrir o coração para Ele, que Ele faz o resto. Jesus é o verbo, a Palavra. Abrir o coração para Ele pode ser ler e meditar na Palavra, pedindo a Ele para mudar as coisas em seu interior.

Aonde Ele estiver, tudo lhe é sujeito. Se Ele estiver no seu coração, seu coração é dEle. Se Ele estiver na sua boca, sua boca é dEle. Se ele estiver na sua casa, sua casa é dEle. Se estiver na sua mente, sua mente é dEle. Tudo o que precisamos fazer é colocar Ele nas nossas vidas, pois aí as nossas vidas também lhe serão sujeitas...

Paz

Ps.: Uma ultima coisa: DRINK JESUS!!!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Coincidência

Se você acha que encontrar um conhecido num restaurante, num mercado, numa praia é coincidência, então veja isto:

Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846.
John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946.

Abraham Lincoln foi eleito presidente em 1860.
John F. Kennedy foi eleito presidente em 1960.

Os nomes Lincoln e Kennedy têm sete letras.

Ambos estavam conprometidos na defesa dos direitos civis.

As esposas de ambos perderam filhos enquanto viviam na Casa Branca.

Ambos os presidentes foram baleados numa sexta-feira.

A secretária de Lincoln chamava-se Kennedy.
A secretária de Kennedy chamava-se Lincoln.

Ambos os presidentes foram assassinados por sulistas.

Ambos os presidentes foram sucedidos por sulistas.

Ambos os sucessores chamavam-se Johnson.

Andrew Johnson, que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808.
Lyndon Johnson, que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908.

John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1839.
Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939.

Ambos os assassinos eram conhecidos pelos seus três nomes.

Os nomes de ambos os assassinos têm quinze letras.

Booth saiu correndo de um teatro e foi apanhado num depósito.
Oswald saiu correndo de um depósito e foi apanhado num teatro.

Booth e Oswald foram assassinados antes de seu julgamento.

Uma semana antes de Lincoln ser morto ele estava em Monroe, Maryland.
Uma semana antes de Kennedy ser morto ele estava com Monroe, Marilyn.

Lincoln foi morto na sala Ford, do teatro Kennedy...
Kennedy foi morto num carro Ford, modelo Lincoln...

Mas tudo isso não é nada... Eu li isso tudo, assim como você e percebi que não tinha absolutamente nada para me ensinar. Mas eu segurei você até aqui apenas para te dizer que você pode criar uma coincidência proposital (se é que isso existe...) para você. Tem uma frase que eu gosto muito, que é mais ou menos assim: "Quando você nasceu, você estava chorando e todos ao seu redor sorrindo... Viva de uma forma que, ao morrer, você seja o que está sorrindo e todos ao redor sejam os que estão chorando". Melhor do que apenas esperar coincidências sem sentido é produzir consequências boas das nossas ações...


"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará"
(Gl 6.7)

Plante ao invés de esperar que o acaso traga as coisas para você.

Paz...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

10 Centavos...


Segunda-feira eu estava voltando do ensaio do louvor... Fui pro ponto, peguei o onibus... Tudo normal. Até que uma moça loira "subi(u) no onibus" (sabia que se você ler isso de trás pra frente, sem o que está emtre parênteses, a frase é a mesma?) e estendeu a mão pra mim, como que querendo me dar algo. Instintivamente eu estendi a mão e ela me deu uma moeda. 10 centavos. Minha cabeça ficou a mil. Eu comecei a tentar entender o porque daquilo (quem me conhece sabe que eu sou paranóico...), mas eu comecei a perceber o seguinte: "Não importa o que está na cabeça dessa mulher. Esse conhecimento não vai me afetar em nada. O que importa é que agora eu tenho 10 centavos que não tinha antes".

E é isso que acontece nas nossas vidas. Nós recebemos "10 centavos" todos os dias. As pessoas nos dão 10 centavos de atenção, de ensino, de oportunidade, mas nós queremos 100, 200 reais. Nunca pensamos que de 10 em 10 centavos podemos chegar aos 100 reais. Aí nós desprezamos as coisas pequenas que nos dão, mas para chegar ao topo nós temos que subir degrais... E é como se cada degrau desse fosse 10 centavos. Nós queremos subir tudo de uma vez.

E é pior ainda quando deixamos o orgulho nos tomar. "Porque ele me deu 10 centavos? Ele acha que sou mendigo? Não estou tão necessitado assim!"

O que as pessoas tem te dado? Receba e use ao seu favor. Eu vou por um texto com algumas mudanças só pra você entender:

"Mas, chegando também o que recebera 10 centavos, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?"
(Mt 25.24-26)

Não desperdice o que Deus tem te dado nem por vergonha, nem por sentimento de incapacidade e muito menos por orgulho. Pegue o pouco e transforme em muito.

"Tirai-lhe pois os 10 centavos, e dai-o ao que tem 1 real. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado."
(Mt 25.28-29)

Paz...

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Crente Masoquista


"Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho"
(Hb 12.6)

Hoje em dia o evangelho tem sido encarado como algo fácil. Eu aceito a Jesus e as minhas contas são pagas, ganho casa, carro, comida... Mas isso é totalmente anti-bíblico. O que eu quero dizer com isso? Quero dizer que ser cristão não é fácil. As lutas vem, mas Deus nos ajuda a passar por elas. Essas lutas são os açoites de Deus para nos corrigir. Às vezes não conseguimos entender o porque dessas coisas, mas, dependendo da nossa atitude, essas coisas nos levam pra frente.

Às vezes Deus usa as pessoas para falar conosco, e isso pode ser um tipo de açoite de Deus. Eu não sei qual é o seu açoite. Só quero te dar um conselho: Quando ele vier, aguente firme. Aceite e mude. Porque se você não mudar, estará fadado à inconstância. A bíblia diz que quem ouve a voz de Deus e não pratica, é semelhante a alguém que construiu a casa sobre a areia. (Mt 7.26) Qualquer ventania derruba. É como alguém que olha no espelho e logo depois esquece como é (Tg 1.23-24). Mas aquele que ouve e pratica é como quem edifica a casa sobre a rocha (Mt 7.24). Os ventos e as tempestades continuam vindo, mas a casa não é derrubada.

Então o cristão firme é aquele que recebe os açoites de Deus e deixa que o seu corpo seja marcado por Cristo. Aguente firme o açoite. Preste atenção no que as pessoas falam com você e nas coisas que acontecem com você. Quem sabe não é um açoite? E o principal: Nunca veja um açoite como um ataque ou como uma fatalidade, mas veja como uma grande oportunidade de mudança.

Paz...