quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Examinando o Arrependimento através do Desejo pela Herança

"E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda"
[Lc 15.12]

Dois irmãos. O mais novo pede a herança. o pai dá a herança para os dois. Perceba que até agora a unica diferença entre eles era a idade. Nada mais é usado para diferenciar os dois irmãos. Agora nós vemos o coração dos dois:

"E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente"
[verso 13]

Veja que agora que nós podemos saber a intenção do coração de cada um. Quem pediu a herança? Quem juntou tudo e usou para viver dissolutamente longe do pai? O mais moço. O mais velho não pediu herança nem mudou o seu coração ao recebê-la. Ou seja: O mais moço estava com o pai pelas coisas que ele podia lhe oferecer. O que determina se você é um filho pródigo não é o fato de estar ou não na casa do pai. Isso é determinado pelo desejo do seu coração. Filhos pródigos são gerados a todo momento com essa forma moderna de evangelismo. Venha que Jesus te da casa, carro, paga as suas contas e ainda te leva pra um lugar melhor do que esse quando você morrer. As pessoas lotam a "Casa do Pai", pegam sua herança e saem para gastar no mundo.

Mas aí o que acontece? Quem está na casa do Pai, mas de olho na herança, acaba comendo lavagem de porcos. Só depois de chegar ao fundo do poço o filho pródigo se dá conta de que vivia melhor com o pai.

"Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus empregados"
[versos 18-19]

Agora vemos o que o verdadeiro arrependimento produz no coração humano: "Trata-me pelo menos como um dos teus empregados". Agora ele não estava mais de olho nos bens. Isso já não importava. O verdadeiro arrependimento tira no nosso foco dos bens materiais e coloca o nosso foco nos bens espirituais. Examine o seu coração. Você é o filho pródigo ou o filho mais velho? Se houver verdadeiro arrependimento no seu coração, Deus vai trazer o novilho gordo da sua Presença e da comunhão com o Espírito Santo para que o seu coração se encha de alegria no Senhor. O reino de Deus é justiça, paz e ALEGRIA no Espírito Santo.

Paz...

0 comentários: