quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Esmurrando o Corpo - Watchman Nee




[Trecho do Sermão "Esmurrando o Corpo"]

"Desejamos, antes de tudo, deixar claro que o autor da epístola aos Coríntios não era um ascético. Ele não concorda com os que ensinam que o corpo é um estorvo do qual devemos nos desfazer, é nem tampouco que ele seja a fonte do mal. Pelo contrário, na mesma carta ele declara que o corpo do cristão é o templo do Espírito Santo, e que o dia virá, quando a redenção do nosso corpo será uma realidade e teremos corpos glorificados. Nenhum traço de asceticismo deve estragar a concepção cristã acerca do "esmurrar o corpo". Repudiamos o pensamento de que o corpo é um embaraço para nós e que é a fonte do pecado; porém, na verdade reconhecemos que podemos pecar com o corpo, e que ainda continuaremos a fazêlo, mesmo que venhamos a tratá-lo drasticamente."

"Paulo enfatiza a necessidade de auto-disciplina por parte de todo competidor. Aqueles que competem pelo prêmio devem exercer um controle rigoroso sobre si mesmos. Antes dos jogos, durante o período de treinamento, não podem comer quando desejarem nem o que desejarem; muitas cousas que normalmente seriam permitidas, já não são mais. E quando entram na corrida, fortes regras devem ser usadas; do contrário, estarão desqualificados. Você diz: Eu preciso ter isto, preciso ter aquilo. Está bem! Se você não é um competidor nos jogos, você pode; mas se você é, então, você deve ter o seu corpo sob absoluto controle. O que significa a expressão "em tudo se denomina"? Significa que não devemos permitir que o corpo faça exigências excessivas; sua liberdade tem que ser cortada. O corpo não está na corrida para satisfazer suas exigências relacionadas à comida, bebida, vestimenta ou dormir; ele está lá para realizar uma função — correr, e correr de tal maneira que o prêmio seja garantido."

"Irmãos e irmãs, se vocês ainda não trouxeram os seus corpos sob controle, seria melhor vocês refletirem sobre a obra e adquirirem domínio sobre eles, antes de tentarem exercer autoridade
em qualquer esfera mais ampla. Você pode ter um grande prazer na obra, mas ela será de pouco valor se você for dominado pelas suas súplicas físicas. Servir ao Senhor não é só um problema de pregar sermões de uma plataforma. Paulo sabia disto."

"Aquela noite, no jardim do Getsêmani, o Senhor tomou à parte três de seus discípulos e disse-hes: "A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai". Mas quando voltou da oração, Ele os achou dormindo, e disse a Pedro: "Simão, tu dormes? Não pudestes vigiar nem uma hora?" Não, eles não podiam vigiar com o nosso Senhor nem por uma hora; a súplica pelo sono os venceu. O que está errado em querer dormir à noite? Nada. Mas, se o Senhor nos pede para vigiarmos com Ele e nós obedecemos às súplicas de nosso corpo, invés de Lhe obedecermos, teremos falhado como Seus servos. Isto não quer dizer que podemos ficar eternamente sem dormir, pois somos seres humanos e não espíritos; mas isto, na realidade, significa que se queremos satisfazer a necessidade do Senhor, devemos manter constantemente o corpo sob controle, para que este se torne acostumado à fadiga.[...] Quando nosso Senhor achou seus discípulos dormindo, depois de ter-lhes seriamente pedido que vigiassem, Ele expôs o problema: "O espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca". De que adianta ter um espírito pronto se a carne é impotente para fazer o que o espírito deseja? Se a carne está fraca, mesmo um espírito pronto não pode manter você acordado. Se você deve vigiar com o Senhor quando Ele pede, você irá precisar de um corpo pronto tanto quanto um espírito pronto. O corpo não é um estorvo, é um servo que necessita de treinamento para servir bem; e o treinamento tem que ocorrer sob circunstâncias, costumeiras para que então, este esteja sempre pronto para satisfazer a exigência de circunstâncias extraordinárias."

Watchman Nee

0 comentários: