segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sinais


"E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do SENHOR vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel; Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras? Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do SENHOR; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel. [...] e ali estão até ao dia de hoje." (Js 4.5-7, 9b)

Já reparou como esquecemos fácil das coisas de Deus? Nós saímos dos cultos, congressos, reuniões cheios de fogo. Saímos com tanta fé que achamos possível atravessar paredes, mover montanhas... Mas aí se passam 3 dias e parece que não era bem assim. Acho que o que aquele cara falou não estava muito certo... Percebe como temos que fazer força para guardar as coisas de Deus em nosso coração e não precisamos fazer nenhuma força para nos lembrarmos que alguém nos ofendeu? É porque o diabo trabalha para nós esquecermos as coisas de Deus e nos lembrarmos das coisas dele...

Mas como quardar o que Deus tem me dado? Como continuar animado depois de anos de evangelho?

Shakespeare disse:

"Há pessoas que entram por acaso em nossas vidas... mas não é por acaso que elas têm o privilégio de permanecer."

Confesso que achei essa frase meio arrogante no início [privilégio?], mas depois pensei no que ela tinha a dizer. Não é por acaso que alguém [ou algo] permanece em nossas vidas. Se eu quero que a mensagem que mexeu comigo continue latente no meu coração eu devo fazer alguma coisa. Devo fazer um memorial...

Josué mandou 12 caras da tribo pegarem 12 pedras. Eles teriam que fazer um monumento com as pedras, para lembrar a eles o que tinha acontecido. As pedras eram do rio. Eu devo pegar coisas da situação em que Deus moveu para manter viva a situação na minha memória.

Por exemplo: Um bom memorial é o testemunho. Eu conto o que Deus fez [pedras] e isso é o mesmo que construir memorial. Espalhe sobre a face da terra o que Deus fez por você. Outro memorial bom é o caderno. Escreva o que você aprendeu nas pregações que mexeram com você e tenha o hábito de pegar toda semana para dar uma olhada. Traga de volta à sua memória!

"Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei."
(Lm 3.21)

O que trouxe esperança ao coração de Jeremias foram as recordações boas...

Faça memoriais...

Paz

0 comentários: