quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Por quê é tão dificil?


"Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá." (Sl 1.6)

Em alguns momentos da nossa vida as circunstâncias nos cansam, e acabam colocando desânimo no nosso coração. Isso é natural. Acontece. Ninguém é tão forte que consiga suportar tudo, nem tão humilde que não precise passar por lutas para lembrar que depende de Deus. E é nesse momento de fraqueza que satanás se aproxima para nos confundir.

"Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. (...)Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã."
(Sl 73.3-4,13-15)

É aí que começamos a pensar que é desvantagem ser filho de Deus. Sabe, às vezes nem desviamos, mas esse sentimento fica plantado no nosso coração e começa a destruir a nossa vida espiritual. Nossa mente se cansa tentando entender, e não consegue... Mas veja como o salmista termina:

"Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles."
(Sl 73.16-20)

Enquanto tentamos entender com a nossa razão só conseguimos dor, mas quando entramos nos santuário de Deus a revelação chega. Entrar no santuário é buscar a Deus, se santificar. E o entendimento que o salmista teve foi o seguinte: O ímpio leva uma vida "fácil", mas ao primeiro vento ele escorrega. A casa é edificada sobre a areia, por isso cai fácil. Já o justo tem firmeza, porque passa por ventos fortes a muito tempo, se acostuma e aprende a lidar com eles. O caminho áspero que Deus nos faz seguir nos dá firmeza, enquanto o caminho dos impios é escorregadio, facilitando a queda.

Quando você passar por ventanias e tempestades, lembre que isso te dá firmeza, aprofunda a sua intimidade com Deus (pois a revelação vem no santuário de Deus) e te dá conteúdo para ajudar outras pessoas.

"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus"
(Rm 8.28)

Paz...

0 comentários: