quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

É possível? Como?


É interessante como o "errado" nos atrai. O nosso natural é sempre ir para o lado mais fora da lei. A prova disso é que temos que tomar uma decisão para parar de pecar. Se o pai não der limites ao seu filho ele tende a fazer tudo errado. Isso acontece porque satanás plantou uma semente maligna no nosso coração (a carne) e tudo que a gente precisa é deixar ela crescer.

O pecado é agradável, se não fosse não pecaríamos. Dá uma falsa sensação de liberdade. O pecado só é reconhecido como pecado por causa da Lei:

"porque pela lei vem o conhecimento do pecado"
(Rm 3.20)

Se não houvesse uma lei que dissesse "isso é pecado!", não haveria pecado.

Mas será que é possível vencer isso? Sim.

Paulo nos deu uma dica. Ele disse na Carta aos Romanos que sofria do mesmo problema. Ele queria fazer o bem mas o mal sempre dominava os membros dele. Mas no último verso do capítulo 7 ele diz algo que geralmente passa desapercebido:

"Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado"
(Rm 7.25)

Ele diz que serve à lei de Deus com o entendimento. Isso mesmo. Nós conseguimos vencer o pecado através do entendimento. Vou explicar como:

"Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra."
(Rm 7.4 e 6)

Quando conseguimos entender, através do convencimento do Espírito Santo, que morremos para a Lei, recebemos unção (somos autorizados) para vencer o pecado. Ele não tem mais domínio sobre nós. O Verbo, a Palavra de Deus veio como uma espada e cortou as algemas do pecado. "Conhecereis a verdade, e ela vos libertará". Quando entendemos a verdade descrita na Palavra, passamos a vencer o pecado e a viver de acordo com a Palavra. Você consegue me entender?

É como uma pessoa que não tem medo de tomar coisas quentes em copo de plástico. Daí eu provo científicamente para ele que quando o calor entra em contato com o plástico, este libera substâncias cancerígenas (Revelo a verdade a ele). Se ele entender o que eu disse e acreditar nisso, ele passará a tomar esse cuidado. É mais ou menos assim. Deus revela a verdade pra nós e nos faz entender e crer nela, daí o meu estilo de vida muda em função da Palavra.

Conheça a Verdade, entenda, creia e viva em função dela.

Paz

0 comentários: