segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Fuga...


"Assim eu disse: Oh! quem me dera asas como de pomba! Então voaria, e estaria em descanso. Eis que fugiria para longe, e pernoitaria no deserto. (Selá.) Apressar-me-ia a escapar da fúria do vento e da tempestade."
(Sl 55.6-8)

Esses dias eu tenho passado por lutas intensas e esse foi o desejo do meu coração: Eu queria fugir. Eu me senti traído por pessoas que eu tinha como irmãos, e nunca esperaria isso dessas pessoas. E foram várias pessoas e não apenas uma. E Deus me mandou ler esse salmo. Eu fiquei muito impressionado com a riqueza de detalhes:

"Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. Consultávamos juntos suavemente, e andávamos em companhia na casa de Deus."
(versos 12-14)

Consientemente eu comecei a me afastar das pessoas. Eu pensava: "Assim eu não vou precisar bater de frente com ninguém". Mas então eu lembrei de duas pessoas que tiveram o mesmo problema e Deus convenceu elas a não se isolarem. Então eu comecei a ver. Deus abriu os meus olhos. Às vezes passamos por um momento de "retardadice aguda" (me perdoem os gramáticos...rs) e ficamos completamente cegos. Aí tomamos atitudes muito bem descritas nesse salmo:

1º - Fuga (versos 6-8): Isso não resolve nada. Por exemplo: Suponhamos que eu sou soldado e estou no Oriente Médio. Se eu fujo para o Brasil, a guerra não acabou por causa da minha fuga. Ela continua acontecendo, e o pior: Eu vou perder essa guerra, por não ter lutado;

2º - Pessimismo (versos 9-11): Só vejo as coisas ruins e paro de enxergar aquilo que me trás esperança;

3º - Mágoa (versos 12-14): Deixamos isso entrar no nosso coração. E se você parar e pensar, mágoa é exatamente o contrário do perdão.

Mas como a Palavra de Deus é perfeita, Deus inspirou a Davi para colocar nesse mesmo salmo o escape:

1º - Clamar incessantemente: "Eu, porém, invocarei a Deus, e o SENHOR me salvará. De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz." (vs. 16-17);

2º - Lançar o fardo sobre Ele: "Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado." (vs. 22). Mas como fazemos isso? Crendo que é Ele que vai esclarecer tudo, resolver os problemas. Perceba que o ato de lançar o cuidado sobre Deus nos firma (não somos abalados). É quando você faz a sua parte e não esquenta a cabeça com o resto, porque Ele mesmo fará. Foi por isso que grifei "o SENHOR me salvará" no verso acima.

Se você leu até o fim e Deus falou com você, eu quero lhe dizer uma última coisa: Não tente entender, apenas obedeça. Satanás ganha espaço quando nós ficamos remoendo a situação, porque isso é o princípio da raiz de amargura.

Que a paz de Deus reine na sua mente....

0 comentários: