terça-feira, 13 de janeiro de 2009

"Você Me conhece?"


"Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio."
(At 17.23)

Uma coisa que sempre mexeu comigo foi a natureza de Deus. Como Ele é, quais são as características dEle, como Ele agiria em determinada situação sempre foram questões que eu tinha vivas na minha mente. Até que chegou um dia que eu decidi perguntar a Ele. Eu não posso descrever quanta alegria e sofrimento, quantas vitórias e derrotas, quanta paz e guerra eu encontrei enquanto Ele me respondia... E hoje eu quero compartilhar isso com vocês.

A primeira coisa que Ele me mostrou foi o que Ele não era:

"Porventura fará um homem deuses para si, que contudo não são deuses?"
(Jr 16.20)

Ele me mostrou que eu tinha criado pra mim um deus que na verdade não existia. Eu tinha criado um deus que só falava o que eu queria ouvir, que me dava tudo o que eu achava que precisava, que me perdoava mesmo que eu não perdoasse os outros. MENTIRA. Eu acho que esse é o nome apropriado para esse deus.

Só a partir daí Ele começou a me mostrar quem Ele era... E é muito interessante a forma como Ele faz isso. Abraão só conheceu Deus como Yahweh Jireh (Deus da Provisão) depois de precisar muito de uma provisão (Gn 22.11-14), provisão essa que se não tivesse vindo, teria feito Abraão matar seu próprio filho. Israel precisou ver as doenças nos egipcios para conhecer Deus como Yahweh Rafa (Deus que Sara) (Ex 15.16). Moisés comnheceu a Deus como bandeira (Yahweh Nissi) depois de guerrear contra Amaleque e vencer (Ex 17). Bandeira é o que representa uma nação. Moisés viu que Deus representava Israel na guerra, Ele tomava a frente da situação. Significa que quando alguém lutava contra Israel, na verdade estava lutando contra Deus.

Ou seja, Deus revela a sua face em meio as dificuldades. Eu passei por duas semanas de oração intensa por algumas pessoas que precisavam de ajuda e nesse domingo (11/01/2009) Deus me respondeu, restaurando a todos de uma só vez. Eu agora conheci a Ele como o Deus que restaura o abatido, que fortalece o fraco, que dá ânimo ao cansado e responde às orações.

Você quer conhcer a Deus? Saiba que virão dificuldades... Mas após as dificuldades você se sentirá completo e estará pronto pra receber as bençãos de Deus... Jó foi, sem dúvida, o homem que mais sofreu na bíblia, mas todo o sofrimento fez ele poder dizer com propriedade:

"Eu tinha ouvido de ti com os ouvidos; Mas agora os meus olhos te vêem"
(Jó 42.5)

Paz...

0 comentários: