sexta-feira, 28 de novembro de 2008

8º Mandamento: Não Furtarás (Hosana!)


"No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor."
(João 12.12-13)


Esse mandamento falou muito comigo... Há uma área em que tentamos roubar muito a Deus: Tentamos roubar a Sua glória. Deus não aceita dividir a Sua glória com ninguém. Agora se coloque no lugar de Deus. Imagine isso: Você cria uma planta, daí chega alguém e diz que não foi você que fez aquilo. Você tem provas de que você que fez, mas todos acreditam numa teoria sem base nenhuma. Agora imagine que você é eterno e isso acontece todo dia, à 5000 anos!!! Com certeza você já teria destruído a terra a muito tempo!!! Mas como Ele não é homem, ainda estamos aqui...

Todos os dias ele salva vidas da beira da morte e essas pessoas insistem em dizer que na verdade elas mesmas se salvaram, ou que foi o acaso, sorte. Roubamos a glória de Deus em cada segundo das nossas vidas. E aí nos tornamos fracos, porque somos fortalecidos quando damos glória a Deus ("mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus" - Rm 4.20). É aí que fazemos uma oração totalmente incrédula diante de Deus, que é respondida por misericórdia, e não acreditamos que foi Ele que nos respondeu. Glória significa "reconhecimento". Devemos reconhecer que Deus faz tudo por nós.

"Hosana" é uma palavra que vem do latim "hosanna" e do hebraico "hoshi'anna". Esse nome significa "saudação", "louvor", "aclamação" (aclamar quer dizer "aprovar alguém através de gritos", "aplaudir"). Em hebraico, a palavra hosana significa “salve-nos!” Era isso que aquele povo gritava à passagem de Jesus, montado em um simples jumento. O povo que pedia por sua salvação, reconhecia definitivamente naquele homem que passava o Salvador tão esperado, aquele que poderia libertá-lo do sofrimento e do jugo dos dominadores. Reconheça a Deus!!! Grite "Hosana!" e reconheça a soberania daquele que veio num jumento. Se humilhe na presença dEle e peça ajuda a Ele!!!

"a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus"
(Sl 51.17)

0 comentários: