terça-feira, 18 de novembro de 2008

5º Mandamento: Honra a teu pai e a tua mãe


"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá."
(Êx 20.12)

Esse versículo é muito usado pelos pais na questão de obediência, mas pra mim ele é muito mais profundo. No livro de Ester, a Bíblia conta que o rei pergunta a Hamã o que se deve fazer àquele que o rei deseja honrar. Analise esse texto comigo:

"Assim disse Hamã ao rei: Para o homem, de cuja honra o rei se agrada, tragam a veste real que o rei costuma vestir, como também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se-lhe a coroa real na sua cabeça. E entregue-se a veste e o cavalo à mão de um dos príncipes mais nobres do rei, e vistam delas aquele homem a quem o rei deseja honrar; e levem-no a cavalo pelas ruas da cidade, e apregoe-se diante dele: Assim se fará ao homem a quem o rei deseja honrar! Então disse o rei a Hamã: Apressa-te, toma a veste e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mardoqueu, que está assentado à porta do rei; e coisa nenhuma omitas de tudo quanto disseste."
(Ester 6.7-10)

Perceba que a honra não foi o rei obedecer às ordens de Mardoqueu, mas sim uma forma de tratamento. Honrar pai e mãe vai muito além de obedecer, pois eu posso obedecer e tratar mal. Honrar pai e mãe é ser gentil, prestativo, paciente, mesmo que isso não seja uma ordem deles. Se vc prestar atenção, vai ver que os mandamentos falam de comportamento (Os 4 primeiros diante de Deus e o resto diante dos homens). Como você trata os seus pais? Será que eles se sentem honrados em tê-lo(a) como filho(a)? Pense nisso...

0 comentários: