quinta-feira, 13 de novembro de 2008

4º Mandamento: Guardar o Sábado...


"Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou."

(Ex 20.8-11)

Sábado, em hebraico Shabbat, significa descanso. Traduzindo literalmente, Deus estava dizendo: "Lembra-te do dia de descanso, para o santificar". Deus estava dizendo para eles separarem um dia de descanso. Até aí tudo certo, mas o problema está quando Ele diz que esse descanso seria no sétimo dia. Existem muitos debates teológicos e discussões, principalmente no meio dos protestantes, quanto a isso. Mas vamos ver o que Jesus pensava sobre isso:

"E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também."
(Jo 5.16-17)


Essa passagem fala de um homem aprisionado em uma enfermidade à 38 anos. Será que esse homem descansava? Não. Ele estava alí em Betesda, esperando as águas se moverem para ser curado. Jesus o curou e disse: "Meu Pai trabalha até agora e eu também". Aqui há uma lição muito especial: Enquanto não descansamos, Deus não descansa. Ele trabalha até que nós possamos descansar. Esse é o descanso de Deus, quando uma vida é liberta, transformada, curada. Isso é o Sábado. E Jesus é o Senhor do sábado (Lc 6.5), porque Ele é o que alivia os fardos, é o q traz descanso.

Você tem guardado o sábado? Tem deixado Jesus aliviar os seus fardos? Guardar o sábado é descansar em Deus. É deixar que Ele trabalhe em nossas vidas, nos curando, libertando, transformando, até que cheguemos à estatura do varão perfeito.

Descanse em Deus! Guarde o sábado!!!

0 comentários: